Muita coisa pode acontecer em 365 dias. Ou 366, já que 2016 é ano bissexto… Na vida de cada um tem pelo menos um verão, um Carnaval, um aniversário, muitas alegrias, algumas tristezas, vários perrengues e inúmeras conquistas. Os próximos 12 meses devem tocar a vida dos cariocas e de todos os brasileiros de uma forma especial, e culminarão com o início da maior festa esportiva do planeta em 5 de agosto de 2016.

Mais de 10.000 dos melhores atletas do mundo estarão no Rio, representando 206 países.

Até lá, dezenas de eventos-teste aquecerão a cidade para os Jogos, os primeiros a serem realizados na América do Sul. Ao mesmo tempo, o país será envolvido com tour da tocha Olímpica, que percorrerá cerca de 300 cidades brasileiras a partir de maio. O símbolo dos Jogos ajudará a irradiar o calor e a alegria dos brasileiros para o mundo.

Desde que o Rio ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos, em 2009, várias iniciativas marcaram a atuação do Comitê Organizador do evento. Elas são o retrato do que aconteceu nesses anos e do que o Comitê Rio 2016 ainda vai entregar nesta reta final. Essa é a memória de uma época que o Brasil nunca vai esquecer.

Esporte Olímpico nas escolas

Lançado em 2014, o Programa de Educação dos Jogos Rio 2016 promove novos esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas.

  • O Transforma impacta 2.200 instituições públicas e privadas e um milhão de alunos
  • Já capacitou 5.700 profissionais de Educação, entre coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, agentes jovens e tutores.
  • Deste total, 3.600 são agentes jovens (alunos líderes nas escolas).
  • Nesse período, foram realizadas 12.780 horas de formações e capacitações somente para coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física.
  • Os festivais Transforma já reuniram mais de 3 mil pessoas nas três edições, realizadas em vilas Olímpicas.

O que vem por aí?

Para ampliar o seu alcance, o programa lança em agosto, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), uma plataforma de ensino à distância, em português, inglês e espanhol.

Em expansão, o Transforma leva os valores e os esportes Olímpicos e Paralímpicos para as escolas (Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)

Em expansão, o Transforma leva os valores e os esportes Olímpicos e Paralímpicos para as escolas (Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)

Incentivo ao voluntariado

O programa de voluntários, lançado em 2014, teve mais de 240 mil inscritos de todos os estados do país e de 192 países. Estados Unidos, Rússia, China e Grã-Bretanha foram os países com mais candidatos inscritos, depois do Brasil.

  • Mais de 240 mil inscritos
  • De 192 países
  • 8 centros de formação pelo Brasil
  • Mais de 20 mil candidatos já selecionados e aptos a atuar
  • 70 mil voluntários nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O que vem por aí?

Ainda este ano, sai a lista dos candidatos selecionados e, em fevereiro de 2016, começa a fase de treinamento.

No evento-teste de paratriatlo, os voluntários ajudaram os atletas a fazer a transição da natação para o ciclismo (Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)

No evento-teste de paratriatlo, os voluntários ajudaram os atletas a fazer a transição da natação para o ciclismo (Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)

A cara dos Jogos na cidade

O objetivo do Comitê Rio 2016 é contar, até 2016, com 70 empresas licenciadas que irão abastecer 40 mil pontos de venda, além de 150 lojas oficiais em aeroportos, shoppings, hotéis, vila dos atletas e em todas as instalações dos Jogos. Já há três lojas abertas, todas no Rio: nos campus da Universidade Estácio da Barra da Tijuca e do Centro e no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Há ainda a loja online.

  • 70 empresas licenciadas
  • 40 mil pontos de venda
  • 150 lojas oficiais em aeroportos, shoppings, hotéis, vila dos atletas e em todas as instalações dos Jogos
  • 52 contratos já fechados
  • Mais de 1.000 produtos desenvolvidos
  • Movimento de R$ 1 bilhão no varejo brasileiro

O que vem por aí?

Até o fim deste ano, serão abertas lojas em aeroportos do Rio e São Paulo, além de shoppings do Rio. A expectativa é que, até 2016, sejam desenvolvidos milhares de tipos de produtos, que devem movimentar R$ 1 bilhão no varejo brasileiro.

As canecas são alguns dos novos produtos disponíveis nas lojas oficiais Rio 2016 (Foto: Rio 2016)

As canecas são alguns dos novos produtos disponíveis nas lojas oficiais Rio 2016 (Foto: Rio 2016)

A tocha que inspira o país

O conceito da tocha Olímpica foi apresentado no início de 2015, como o encontro entre a chama Olímpica e o calor humano do brasileiro. O revezamento terá início com a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.

  • 83 cidades já estão confirmadas na rota do revezamento
  • 12.000 condutores levarão a chama Olímpica pelo Brasil
  • A tocha percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
  • Serão aproximadamente 100 dias de revezamento. A jornada começará pela capital Brasília.

O que vem por aí?

Até o fim de 2015, o Comitê Rio 2016 informa todas as cidades por onde o revezamento vai passar. No início de 2016, o Comitê e patrocinadores anunciam quem serão os 12 mil condutores do revezamento.

Expansível, a tocha Olímpica representa diversas marcas carioca, como o sol, o relevo, o mar e o calçadão de Copacabana (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

Expansível, a tocha Olímpica representa diversas marcas carioca, como o sol, o relevo, o mar e o calçadão de Copacabana (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

Geração de empregos

Os Jogos Rio 2016 vão proporcionar 85 mil empregos terceirizados, a maioria no setor de serviços. Entre as funções com grande oferta de vagas estão a de ajudante de cozinha, assistente de serviços, camareira, chefe de cozinha, copeira, cozinheiro, limpeza, estoquista, operador de caixa e recepcionistas. Os setores que mais vão empregar são:

  • Segurança: 19 mil
  • Alimentos e bebidas: 14 mil
  • Transporte: 8 mil
  • Ingressos e hospitalidade: 8 mil
  • Serviços de limpeza: 7 mil

O que vem por aí?

O Comitê Rio 2016 fez um convênio com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). A instituição de ensino será responsável pelo treinamento dos 270.601 inscritos como candidatos a um posto de trabalho nos Jogos. Deste grupo serão selecionados os 85 mil que garantirão, por exemplo, a segurança e limpeza das arenas de competição, além do bom funcionamento de hotéis e lanchonetes para servir as pessoas que circularão pelo Rio para ver os atletas em ação.

Falta 1 ano / 1 Year To Go

Estamos prontos! Para viver o sonho, para transformar, para receber atletas e o mundo todo. Para colecionar momentos ainda mais incríveis, para fazer os primeiros Jogos da América do Sul. #Falta1anoWe are ready! To live the dream, to transform, to welcome athletes and the whole world. To live even more incredible moments, to host the first South American Olympic Games.

Posted by Rio 2016 on Quarta, 5 de agosto de 2015