Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio decidiram prorrogar as inscrições pra quem quer ser voluntário no evento. Agora, os candidatos têm até 15 de dezembro pra disputar uma vaga. Até esta sexta-feira (14), mais de 160 mil pessoas, de 180 países, já haviam se candidatado.

O prazo terminaria neste sábado (15). São oferecidas 70 mil vagas. Os candidatos podem escolher entre nove áreas de atuação e o principal requisito é ter, no mínimo, 18 anos de idade. Ao todo, serão 45 mil voluntários nas Olimpíadas e 25 mil nas Paraolimpíadas. Os interessados devem se cadastrar no site do Comitê Organizador Rio 2016.

São mais de 500 funções distintas para atuação de voluntários, o que abrange diversas habilidades e perfis, inclusive para portadores de necessidades especiais. Os voluntários receberão uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho, além de certificado de participação.

Para participar, basta ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016. Não há limite máximo de idade. É desejável que o candidato tenha ensino fundamental completo e disponibilidade para participar do processo seletivo e para atuar durante o período dos jogos.

De acordo com o Comitê, os voluntários terão a oportunidade de capacitação. Será oferecido curso de inglês online para todos os candidatos inscritos. Os que forem selecionados terão ainda um período adicional de aulas do idioma, além de treinamentos específicos para a função escolhida.

Ainda segundo o Comitê, algumas funções demandam conhecimentos e características específicos, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de esporte, serviços médicos, tecnologia e idiomas.

Fonte: Globo.com